Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre o Acervo
Início do conteúdo da página

Sobre o Acervo

O Museu do Expedicionário, fundado em 1980 a partir de uma iniciativa da Legião Paranaense do Expedicionário, tem um rico acervo composto de objetos, armas, equipamentos militares, documentos, fotografias, filmes, mapas, livros, ilustrações, entre outros, que retratam a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial.

O local conta com Salas de Exposições Permanentes e Temporárias, Auditório e Biblioteca.

As Salas abordam temas ligados à FEB, com pequenos textos explicativos nos idiomas português e inglês.


No Auditório são desenvolvidas atividades culturais e reuniões da Legião Paranaense do Expedicionário, fundada em 1946, passando a ocupar o prédio após sua conclusão, em 1951.


A Biblioteca é aberta ao público, principalmente pesquisadores e jornaistas, por meio de agendamento. As consultas são feitas no próprio local e o usuário tem acesso a aproximadamente 2.500 itens sobre a 2ª Guerra Mundial e a FEB: livros, revistas, documentos, biografias, folhetins, periódicos, etc.


Área externa


Na praça em frente ao Museu estão peças que representam as três Forças armadas: âncora e torpedo, carro de combate e avião. O avião é representado por um Thunderbolt P-47, que fez parte do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira, na Itália.


No alto da fachada do prédio, existe um conjunto de esculturas de pedra representando uma Patrulha de Infantaria em ação. A obra é de autoria de Humberto Cozzo. Em frente aos mastros das bandeiras, uma lápide homenageia os 28 veteranos paranaenses mortos em combate, cujos nomes estão gravados na cor dourada.

registrado em:
Fim do conteúdo da página