Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Batalha de Montese - 14 de março de 1945
Início do conteúdo da página

Batalha de Montese - 14 de março de 1945

Publicado: Quinta, 03 de Maio de 2018, 02h26 | Última atualização em Sexta, 15 de Junho de 2018, 14h20

batalha montese


Há 73 anos, no transcorrer da 2ª Guerra Mundial, a Força Expedicionária (FEB) deu um importante passo que marcaria para sempre a história de seu povo e de suas Forças Armadas. Às 09h35 do dia 14 de abril de 1945, teve início um dos mais árduos combates travados pelos brasileiros contra os nazistas na Itália: a Batalha de Montese, na qual a atuação de tropas brasileiras foi considerada essencial para retomada da Itália e posterior vitória dos aliados contra as tropas alemãs.

As tropas aliadas avançavam, desde o início do ano de 1945, contra os inimigos na Itália, mas, para conquistar o norte, era preciso dominar a região estratégica de Montese.

Para o ataque a Montese, a missão dos brasileiros foi dividida em duas fases:

- o lançamento de Patrulhas, destinadas a capturar a primeira linha de alturas, que estava em poder do inimigo; e

- o ataque, precedido de intensa preparação de artilharia, apoio de blindados e cortina de fumaça.

O ataque à Montese foi a parte mais significativa da ação brasileira. Foi protagonizado pelo 11º Regimento de Infantaria, oriundo da cidade de São João Del Rei, e se prolongou até às 15h00. A conquista de Montese rompeu as chamada Linhas Gótica e Gengis Khan, permitindo posteriormente que os aliados cercassem a 148ª Divisão e aprisionassem cerca de 15 mil homens.

registrado em:
Fim do conteúdo da página